O OUTRO LADO DA FACE DO HORROR
Espetáculo da Cia L2/ Artes Cênicas UEL apresenta no FILO os horrores do holocausto
Os horrores da guerra podem ter muitas personificações. No espetáculo “Para Aqueles que Ainda Vão Nascer”, da Cia L2/Artes Cênicas UEL, o autoritarismo sem rosto, que surge nesses momentos, assume a face de um burocrata.
Atração do dia 26, às 20 horas, na Divisão de Artes Cênicas Casa de Cultura UEL (Av. Celso Garcia Cid, 205), o espetáculo de dança-teatro é sobre essa banalidade tão assustadora.
Uma banalidade que desperta questionamentos, como os que interessaram Hannah Arendt. A livre-pensadora viajou a Jerusalém para acompanhar o julgamento de Adolf Eichmann, um oficial nazista preso em Buenos Aires, em 1960 e que, ao invés de um monstruoso carrasco, se revelou um burocrata aplicado.
Numa série de artigos, Arendt abalou a visão maniqueísta. Judia e também perseguida pelo nazismo, a filósofa chamou a atenção do mundo ao propor que o mal poderia estar perto, no comportamento cotidiano de um funcionário público pronto a se curvar a qualquer voz de autoridade, educado para obedecer sem refletir.
Os bailarinos trabalharam sobre esse grande material que constitui o imaginário da perseguição nazista e ainda filmes como “O Pianista”, “O Leitor”, “A Vida é Bela”; livros como “O Diário de Anne Frank” e “Holocausto Brasileiro”, da jornalista Daniela Arbex.
O grupo não tratou de ilustrar o sofrimento, mas expressar uma vivência corporal a partir do que – no corpo do ator – surge diante do horror.
O coreógrafo Aguinaldo Souza e a sua Cia L2, surgida no curso de Artes Cênicas da UEL, atuam a partir do que sentem diante das descrições sobre os horrores do Holocausto.
FICHA TÉCNICA
Direção: Aguinaldo de Souza
Apoio: Carina Corte
Elenco: Bruno Garcia, Lucas Manfré, Maíra Cortez, Marco Aurélio Padovez, Mileine Machado, Náthali Abatti e Wesley Barbassa
Concepção e operação de luz: Lucas Pinheiro
Figurino e cenografia: O grupo
Fotografia: Pedro Cremonez
Contrarregra: Pedro Cremonez e Amarilis Irani
SERVIÇO
Para Aqueles que Ainda vão Nascer
Dias 26 de agosto – 20 horas
Divisão de Artes Cênicas Casa de Cultura UEL (Av. Celso Garcia Cid, 205)
Dança-Teatro
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 70 min
Festival Internacional de Londrina – FILO 2015
De 14 a 30 de agosto
Promoção: Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná e Universidade Estadual de Londrina
Direção: Luiz Bertipaglia
Patrocínio: Petrobras, Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Caixa Econômica Federal, Copel/Governo do Estado do Paraná, Unimed Londrina, Horizon – John Deere e Ministério da Cultura / Governo Federal /Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Apoio: SESI Londrina, Royal Plaza Shopping, W2 Digital, Bar Valentino, Fecomércio PR/SESC, M&M Brasil, UEL FM, Doce Sabor, RPC, Fundação Cultural de Ibiporã, Itamaraty e Geleia Mob APP.
Realização: Ministério da Cultura / Governo Federal