As tensões entre a lembrança e o esquecimento são aguçadas pela memória. Um tema delicado, que a Estupida Companhia de Teatro, de Londrina, apresenta no espetáculo “Um Discurso para a Minha Avó”, em única apresentação dia 27, no Sesc Cadeião Cultural (Rua Sergipe, 52), no Festival Internacional de Londrina (FILO).
Na montagem, a atriz Juliana do Espírito Santo, que assina também a direção e dramaturgia, interpreta não só um personagem, mas uma intenção, a vontade de entender as tensões entre a lembrança e o esquecimento.
“Um Discurso para a Minha Avó” trabalha esse desejo a partir de dois pontos, que são interligados: a lembrança de uma velha, Dona Maria, e a de sua casa.
O espetáculo une beleza com provocação, quando propõe que as memórias soterradas ao longo de gerações podem ser mexidas com sensibilidade. Como nas lembranças mais profundas que emergem da pesquisa de Juliana.
O espetáculo estreou no final do ano passado e seguiu carreira com apresentações pela cidade e temporada no TOU, em Londrina.
A Estúpida Companhia de Teatro foi criada em 2012, na disciplina de Montagem Teatral do Curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), sob a coordenação e direção da professora e diretora Thaís D’Ambrozio e colaboração da professora Heloisa Bauab.
FICHA TÉCNICA
Direção, dramaturgia e atuação: Juliana do Espírito Santo
Iluminação: Camila Fontes, Guilherme Mantovani e Lucas de Almeida Pinheiro
Sonoplastia: Juliana do Espírito Santo
Técnicos de som e de luz: Camila Fontes e Guilherme Mantovani
Produção: Jessiara Menezes Lorena
Design gráfico: Camila Fontes
Serviço
Um Discurso para a Minha Avó
Estupida Companhia de Teatro (Londrina – PR)
Dia 27 de agosto – 20 horas
Sesc Cadeião Cultural (Rua Sergipe, 52)
Drama
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 45 min
INGRESSOS À VENDA
Festival Internacional de Londrina – FILO 2015
De 14 a 30 de agosto
Promoção: Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná e Universidade Estadual de Londrina
Direção: Luiz Bertipaglia
Patrocínio: Petrobras, Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Caixa Econômica Federal, Copel/Governo do Estado do Paraná, Unimed Londrina, Horizon – John Deere e Ministério da Cultura / Governo Federal /Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Apoio: SESI Londrina, Royal Plaza Shopping, W2 Digital, Bar Valentino, Fecomércio PR/SESC, M&M Brasil, UEL FM, Doce Sabor, RPC, Fundação Cultural de Ibiporã, Itamaraty e Geleia Mob APP.
Realização: Ministério da Cultura / Governo