A Dança dos Extremos

Cia Cielo Raso, da Espanha, apresenta espetáculo em que força e fragilidade se confrontam por meio da dança

O embate entre a força e a fragilidade traduzidas em movimentos coreografados do corpo. Esse antagonismo é a matéria-prima que move “Tormenta”, espetáculo de dança contemporânea que a companhia espanhola Cielo Raso apresenta no FILO 2016 neste sábado (3/9) e domingo (4/9), às 20h30, no Teatro Mãe de Deus.

O coreógrafo e diretor do espetáculo, Igor Calonge, buscou na ideia da tempestade a metáfora para simbolizar a fragilidade humana diante de catástrofes, naturais ou não. E o corpo dos três bailarinos da companhia expressam em seus movimentos esses extremos, assim como a obstinação, a resistência, a necessidade e o abraço.

Nesta busca, a coreografia oferece um olhar sobre a capacidade humana de transcender a palavra a partir do corpo. “A tempestade que cai do céu pode ser destruidora frente à nossa fragilidade, mas também no oferece a água tão essencial”, ilustra. A forma como enfrentamos essa força da natureza é traduzida em movimentos que beiram a violência, a exaustão e o esgotamento físico, colocando o corpo no seu limite.

No palco, os bailarinos contracenam com 1,5 mil copos de plásticos, que além de provocar efeitos visuais proporcionados pela luz do espetáculo, representam a capacidade que o homem tem de transformar suas tormentas em bonança. “A água da chuva é acolhida pela terra e armazenada pelos homens, num ciclo que garante a vida”, resume Calonge.

Igor Calonge, diretor de "Tormenta" (Ft Saulo Ohara/FILO)

Igor Calonge, diretor de “Tormenta” (Ft Saulo Ohara/FILO)

Serviço:

Festival Internacional de Londrina – FILO 2016

De 26 de agosto a 11 de setembro

Realização: Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná e Universidade Estadual de Londrina

Patrocínio: Petrobras, Governo Federal, Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Universidade Estadual de Londrina, Unimed Londrina, Horizon – John Deere.

Ingressos: Ponto de vendas no Royal Plaza Shopping (Rua Mato Grosso, 310) e pela internet: www.diskingressos.com.br. Valor: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada).

Informações: www.filo.art.br

 

2017-02-18T12:49:51+00:00 3 de setembro de 2016|0 Comentários

Deixar Um Comentário

6 + cinco =