Todas as vozes, todos os cantos

Mawaca faz única apresentação no FILO nesta sexta-feira (9), no Teatro Mãe de Deus. Ingressos estão esgotados

Baseado no livro “De Todos os Cantos do Mundo” (Cia das Letrinhas), escrito por Heloisa Prieto e Magda Pucci, o show “Pelo Mundo com Mawaca” chega a Londrina para única apresentação no FILO nesta sexta-feira (9), às 19 horas, no Teatro Mãe de Deus, com ingressos esgotados. O espetáculo conta as histórias das canções do grupo Mawaca e convida o público infantil para uma viagem por diversos lugares e culturas do mundo, desde o canto medieval francês até as cantigas do norte do Brasil.

Neste que é o seu mais recente espetáculo, o Mawaca passeia também por uma canção em suaíli, por uma dança portuguesa, um canto indígena da Amazônia, uma oração à deusa Kali e uma dança circular hebraica. Em cena, são quatro músicos e quatro cantoras que entrelaçam as histórias das canções como se fossem fios coloridos, teias que se cruzam o tempo todo. Aos cenários se juntam adereços e bonecos, além de instrumentos inusuais, como o hulusi e a kalimba. 

O Mawaca é a principal referência no cenário da música étnica que se pratica no Brasil desde o seu surgimento, no começo dos anos 1990. Era tempo de incertezas quanto aos perigos da “globalização” sobre as culturas tradicionais em tempos de padronização do gosto musical.

De lá para cá, o grupo correu o mundo. Combinando pesquisa, sonoridade e ambientação cênica, o Mawaca nos levou às savanas da África, às ladeiras de Portugal, às geleiras da Finlândia e aos desertos do Oriente Médio, aos jardins japoneses e aos terreiros do Brasil, às ilhas da Indonésia e, mais recentemente, ao som dos povos da floresta da Amazônia, base de sua pesquisa atual.

“Os pais levavam os filhos aos nossos espetáculos e nos surpreendia a reação das crianças: elas voltavam para casa cantando as canções” – lembra a diretora Magda Pucci, regente formada pela Universidade de São Paulo. Com uma longa trajetória de serviço à cultura dos povos e à frente do Mawaca desde o início, Magda foi buscar na literatura infantil a inspiração para esse primeiro trabalho do grupo voltado ao universo das crianças.

O GRUPO

O Mawaca é um grupo que pesquisa e recria músicas das mais diversificadas culturas musicais do mundo. É formado por um grupo vocal que interpreta canções em mais de 20 línguas acompanhadas de um grupo instrumental acústico (acordeom, violoncelo, flauta e sax soprano, contrabaixo, além de diferentes instrumentos de percussão).

Com seis CDs gravados, quatro DVDs e 20 anos de carreira, o Mawaca é referência no cenário da música étnica no Brasil, e é reconhecido pela sua pesquisa multicultural. O repertório do grupo é formado por músicas de tradições díspares como a japonesa e a irlandesa; de países tão distantes entre si como Finlândia e Japão, África Central e Indonésia, regiões diferentes como Oriente Médio e Península Ibérica. São temas ancestrais que possibilitam a pesquisa de sonoridades múltiplas revelando as características étnicas locais buscando sempre estabelecer inter-relações com elementos da música brasileira.

Ficha técnica:

Vozes: Angelica Leutwiller, Sandra Oak, Rita Braga e Zuzu Leiva | Instrumentistas: Ramiro Marques (sax e hulusi), Aloisio Oliveira (acordeom e kalimba), Rogério Botter Maio (contrabaixo) e Armando Tibério (percussão) | Técnico de som Fabiano Casagrande | Técnico de Luz: Calu Zabel | Videocenário Adriano Carvalho Produtora: Amanda L. Moraes | Assistente de palco e figurinos: Yasmine Zaitune | Roadie: Graciliano Neto | Fotos: Daniel Kersys.

Serviço:

Festival Internacional de Londrina – FILO 2016

De 26 de agosto a 11 de setembro

Realização: Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná e Universidade Estadual de Londrina

Patrocínio: Petrobras, Governo Federal, Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Universidade Estadual de Londrina, Unimed Londrina, Horizon – John Deere.

Informações: www.filo.art.br.

2017-02-18T12:49:29+00:00 9 de setembro de 2016|0 Comentários

Deixar Um Comentário

sete + 4 =